Curso de Formação de Atores

Proposta pedagógica


Curso prático-teórico destinado à formação de atores com foco em interpretação teatral, através de experiências em técnicas de atuação que privilegiam o trabalho do ator-autor, propositivo e consciente de sua prática apto a atuar em vários campos da arte da interpretação teatral (cinema, teatro e TV), bem como oferecer conceitos básicos para dar aulas de iniciação ao teatro.

Objetiva-se no curso possibilitar ao aluno o contato com fundamentos de técnicas corporais e vocais, a interpretação teatral, análise e escrita de textos de maneira multirreferencial, em diálogo com artistas da capital mineira e áreas da interpretação como a psicologia aplicada à atuação e o teatro gestual.

Equipe


Diretor executivo da escola: Rick Alves
Coordenação pedagógica do curso: Rick Alves
Consultoria pedagógica: Juliana Pautilla

Eixos de Ensino


São dois: um eixo central, que foca o trabalho de interpretação e o estudo do corpo e da voz com o objetivo de instrumentalizar o ator e o periférico, com seminários e workshops práticas e teóricos que visam possibilitar o contato do ator-aluno com diversas técnicas de atuação, abranger o campo teórico relacionado ao teatro e às artes em geral, bem como possibilitar o intercâmbio com artistas e professores da cidade de Belo Horizonte, com o intuito de ampliar a visão do aluno sobre o mercado da arte teatral da cidade.

Pilares:

  • Construir uma ética comum na relação professor aluno, incentivando valores como colaboração, autonomia, afetividade, respeito e responsabilidade;

  • A prática artística como suporte da reflexão crítica sobre o mundo e da construção de seres livres e pensantes;

  • Pensamento sistêmico aplicado às artes: saúde psíquica, bem estar em grupo e criação responsável em comunhão com o social.


Os alunos do curso de formação de atores podem participar de duas montagens no decorrer dos estudos.

As aulas são desenvolvidas baseadas nas experiências do coordenador em diversas escolas no Brasil e no Mundo. Provocando os alunos a conhecerem as Semelhanças e diferenças da atuação em teatro e nos meios audiovisuais; a formação do ator, métodos e sistemas de atuação: Stanislavski (métodos das ações físicas), método Actor’ s Stúdio, Lee Strasberg, Uta Hagen e Sanford Meisner, exercícios para trabalhar as emoções; Método de substituição e método indutivo; trabalho com situações médias e extremas; trabalho com  roteiros e diálogos; trabalho prático de cenas dando ênfases em storyboard, selecionando planos e linguagem cinematográfica, e um forte trabalho de base emocional, e autoconhecimento. Um trabalho inspirado no Playback Theatre, e jogos psicodramáticos também fazem parte das aulas.

Pré- requisito: O aluno deve ter experiência em cursos livres de atuação (com comprovação), dança, ou música, e precisa passar por uma entrevista com coordenador do curso, que deve ser agendada por telefone.  Somente após a entrevista o aluno poderá efetuar a matrícula, se for aprovado.

A ementa do curso somente será disponibilizada ao aluno Matriculado.