BLOG

IMG_4780

Lançamento do Livro: Inibição em Cena: não seja refém do olhar do outro

BlogNenhum comentário (0)

Aa

SOBRE O EVENTO

Local: Livraria e Café Quixote

Endereço: Rua Fernandes Tourinho, 274 – Savassi

Horário: A partir 18h – 05 de maio

 

O autor, psicoterapeuta e diretor da escola de atores Espaço Cênico Rick Alves lançará livroInibição em Cena: não seja refém do olhar do outro, da Crivo Editorial (Universo & Cidade), no dia 05 de maio, na Quixote Livraria e Café Biografias.

Dividido em quatro parágrafos, ou melhor, quatro fragmentos, como assinala o próprio autor, o livro traz reflexões várias sobre as possibilidades de ressignificar e dar novos registros para a inibição e a timidez por meio das intervenções do psicodrama e do teatro. A obra é o primeiro passo de um projeto maior do autor de divulgar o papel terapêutico das artes cênicas, aliadas à psicologia, no processo estrutural e constitutivo do indivíduo.

“O livro que se nos apresenta como diversos fragmentos vai dando sua tônica e fazendo com que esses pequeninos trechos reverberem em lugares desconhecidos nossos” – diz Lucas Maroca, um dos editores.

O autor se diz realizado com o livro e espera que cada um dos leitores possa encontrar nas páginas um pouco de experiência que agregue, seja na sua vida, seja no seu trabalho “Como me vejo neste livro… Desejo que o leitor, por meio da leitura, dê um passo no sentido de não ser refém do olhar do outro”.

 

O autor apresenta, agora, o seu o seu primeiro livro solo. Em um dos trechos do livro mostra a questão da importância da humanização do conhecimento para inibição:“Importa humanizar os conhecimentos aprendidos no decorrer da vida. Importa sair do papel de figurante (aquele que não tem fala, apenas marca presença no cinema, ou na TV), e se enxergar como protagonista. Importa saber que, neste caso, o roteiro a ser escrito é seu e único. Importa compreender o nosso papel de produtor e diretor. Importa reescrever os capítulos possíveis de serem vivenciados. Importa trazer para o nosso palco as pessoas que nos possibilitam realizar. Importa valorizar. Importa ser único. Importa ser o que se é”.

Rick Alves nasceu em São Paulo. Filho de mineiros passou parte da infância numa pequena cidade do interior de Minas Gerais: Malacacheta.

Dividiu sua infância entre São Paulo e Minas. Vive, atualmente, em Belo Horizonte no qual é diretor e fundador do Espaço Cênico, escola de atores. É professor na pós-graduação da Universidade Fumec. Pós-Graduado em Psicodrama e Psicologia Médica. Alia a estes conhecimentos outros estudos como cinema e psicanálise. No consultório, atende, principalmente, casos de fobia social e inibição, dentre outras demandas clínicas. Tem peças de teatro infantil publicadas pela Editora Paulinas.

» Blog » Lançamento do Livro: Inibição em Cena:...

, , 19 de maio de 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>